terça-feira, 20 de abril de 2010

Segundo passo em andamento.


Finalmente consegui um tempinho pra postar aqui. Desde janeiro muitas coisas mudaram, mas o corre corre continua intenso. Saí do trabalho, reiniciei os estudos, voltei para o curso de inglês e concentrei toda a minha energia na preparação para engravidar, tanto física quanto psicológica. Agora é para valer.
Tenho um ano agitado pela frente para fazer tudo o que quero e muitos detalhes para acertar antes de encomendar nosso baby, por isso não posso perder tempo.

Depois da cirurgia para retirada de varizes que fiz no ano passado o segundo passo foi prevenir o excesso de acne durante a gestação, afinal uma barriga enorme já é o suficiente pra uma mulher cheia de hormônios. Então, após exaustivo conflito interno, leitura da bula que tem mais ou menos o tamanho da bíblia no que se refere aos efeitos colaterais, e desaconselhamento familiar unânime, em fevereiro comecei um tratamento de espinhas com um medicamento chamado Roacutan (extremamente perigoso para grávidas, não pode engravidar de forma alguma enquanto estiver tomando pois o bebe invariavelmente nasce com má formação). A decisão foi tomada logo após uma viagem que fizemos com dois casais "grávidos", o que aumentou ainda mais o desejo de ficar barrigudinha e a certeza de tomar o remédio. Pesquisei muito antes de iniciar o tratamento, conversei com várias pessoas que o fizeram, incluindo a minha dermato (que teve uma filhinha linda no mês passado), e a dúvida consistia em tratar a acne antes ou depois da gravidez, pois na gestação os hormônios aumentam bastante e isso causa o surgimento de espinhas mesmo tendo feito o tratamento. Como tenho a meta de curtir ao máximo o meu buchinho, não quero me estressar com "probleminhas" extras.
Já estou no fim do terceiro mês de tratamento e, graças a Deus, não tenho efeitos alarmantes. Mas também não desgrudo do meu protetor labial (pois o ressecamento nos lábios é avassalador) e como estou tomando subdoses (minhas espinhas são mínimas) tem sido mais tranquilo. Faço exames mensais para controle do colesterol, e principalmente verificar como está o fígado que é o principal responsável por metabolizar o medicamento. Até agora está tudo sob controle e eu espero que continue assim.

O tratamento completo tem duração de 10 meses, pois estou tomando subdoses, mas este mês minha médica vai avaliar a possibilidade de aumentarmos a dose diária de 20 para 40 mg, o que aceleraria o fim do tratamento. Na pior das hipóteses o tratamento terminará em novembro, e na melhor, em setembro. Em todo caso o período recomendado na bula para engravidar após o fim do tratamento é de 1 mês, todavia a minha dermato aconselhou um intervalo de 6 meses. Portanto, em março ou abril paro de tomar o anticoncepcional.

Esse foi o segundo passo que dei pensando no meu bem estar durante o período gestacional. Aliado a isso intensifiquei os exercícios aeróbicos e não falto um dia a academia. A alimentação também é o meu maior cuidado, mas amanhã falo mais sobre isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário