quinta-feira, 29 de abril de 2010

A importância da hidratação.


Hoje eu voltei para o spinnig bike, modalidade que A-D-O-R-O, mas que parei porque meu corpo não respondia mais da mesma maneira, então dei uma pausa de alguns meses (virando adepta da corrida) e agora retornei com força total. E ao fim da aula saí "derretendo de suor", de uma forma absurda, o que me fez pensar se a garrafinha de água que tomo durante a aula era suficiente e quanto devo tomar após a atividade, já que perco muuuuito líquido durante e após a aula.
Transpiro de uma forma exarcebada a ponto de sair completamente ensopada ao final de qualquer atividade, seja ela aeróbica ou anaeróbica. E toda essa perda de líquidos ao longo da atividade exercem um impacto sobre o desempenho no exercício, por isso beber água durante o treino é indispensável. Mas independente da quantidade de suor que uma pessoa produz, hidratar-se durante e após a atividade física é fundamental, e por esta razão fui em busca de informações acerca da reposição deste nutriente tão importante para nós, e descobri coisas interessantes.
Tão básico como possa parecer, a água é um dos nutrientes mais importantes na dieta do atleta.
A desidratação ou apenas a chamada "má hidratação"(ingestão inadequada, insuficiente e sem orientação) de líquidos, diminuem significativamente a performance no esporte, além de retardar a fadiga e prevenir câimbras. Eu observo que muitas pessoas não bebem a quantidade suficiente para suprir as suas necessidades (tem gente que faz uma aula de spinnig com apenas um copo de 100 ml de água) e na maioria das vezes iniciam o esporte desidratado. Mesmo a desidratação parcial prejudica o desempenho: perda de água de 4 a 5% reduz a capacidade de trabalho em 20 a 30%, enquanto perda de 10% provoca colapso circulatório. A quantidade de perda de líquido depende da intensidade e duração do esforço e especialmente da temperatura e umidade. Em ambientes quentes e úmidos a necessidade de ingestão de líquidos é maior do que em ambientes quentes e secos.
Por isso, faz-se indispensável a hidratação antes, durante e após a atividade física.
Mas qual a quantidade e como devemos beber água durante os exercícios é a questão que quero saber.
O modo mais simples para saber se você está substituindo as perdas de suor é verificar a cor da sua urina, quanto mais escura, mais água precisa ser ingerida. A outra maneira é pesar-se antes e após os treinos, as perdas variam normalmente entre 2 a 3 Kg.
Mas além da água as bebidas esportivas adicionadas de carboidratos, sódio e potássio são cientificamente eficazes para repor os líquidos e minerais perdidos na transpiração e indicadas para atividades com mais de uma hora de duração.
Encontrei ainda algumas recomendações de ordem prática para antes, durante e após o exercício:
  • Antes: deve-se iniciar o treino hidratado, bebendo 600 ml pelo menos 2 horas antes. Não precisa tomar tudo de uma só vez, pode dividir em 4 tomadas de 150 ml a cada 30 minutos. É importante evitar a desidratação tanto quanto à super hidratação.
  • Durante: consuma bebidas esportivas a cada 15-20 minutos, em pequenos goles, a bebida pode ser fria, entre 6 a 20 graus. A quantidade deve se igualar a sua perda na transpiração (em média 250- 300 ml) . No meu caso deve ser 1 ou 2 litros, rsrs.
  • Após(recuperação): consuma pouco mais de um litro para cada quilo de peso perdido nas horas seguintes e as primeiras 2 horas após, são as mais importantes para sua recuperação.
Com estas orientações posso me hidratar corretamente durante o exercício e me concentrar em perder gordura e não líquidos.
Quanto ao meu retorno ao spinnig hoje, foi mais uma ação voltada pra queima de gordura, pois fiz uma aposta com a minha personal para ver quem estaria com o menor percentual até junho, e é claro que quero ganhar, rsrs. Além disso o spinnig é perfeito para pernas e glúteo, regiões onde acumulo mais gordura.
Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário