domingo, 25 de abril de 2010

Qual o percentual de gordura corporal ideal?


Conforme dito em outro post após realizar uma avaliação física com uma profissional de educação física descobri que atualmente estou com um percentual de gordura corporal de 29%.
Há um tempo, pouco tempo atrás, se me dissessem isso eu diria: "Ufa, então ainda tenho um saldo de 71%? Beleza, dá para comer muita gordura."
Entretanto, por causa da idéia de engravidar e com a grande dificuldade que estou tendo em perder peso procurei a fundo o real significado desses 29%. Aí então a coisa mudou drasticamente e passei a ver tudo com outros olhos, pois descobri que estou muuuito acima da média desejável para a minha idade.
Mas o que exatamente quer dizer tudo isso? Bem, no meu caso, em especial, significa dizer que se me dividir em três pedaços, um deles será praticamente gordura pura. Daí o porque de meu susto ter sido grande, já que nunca imaginei ter tanta gordura em meu corpo.
Nas minhas pesquisas descobri que naturalmente as mulheres possuem em sua composição corporal mais tecido adiposo (gordura) que os homens. Esses, por sua vez, possuem mais massa muscular que nós. E é por isso que os homens não tem celulite. Sortudos, hein?!
Entendido isso aceitei o fato de que sempre terei de controlar esse percentual, pois a mãe natureza por si só tentará me "boicotar" durante todo o sempre. Então descobri que também não podemos eliminar completamente a gordura das nossas vidas ou reduzir o percentual a níveis muito baixos, pois isso pode levar a interrupção do ciclo menstrual, alterações de humor, comprometimento do sistema imunológico, osteoporose e tantos outros problemas.
Depois de muito pesquisar, conversar com meu médico e nutricionista descobri que deveria reduzir o meu percentual de gordura para 18%, e encontrei também a tabela abaixo que considera ideais os seguintes percentuais de gordura corporal por faixa etária:

De 18 a 29 anos: Homens: 14% Mulheres: 19%

De 30 a 39 anos: Homens: 16% Mulheres: 21%

De 40 a 49 anos: Homens: 17% Mulheres: 22%

De 50 a 59 anos: Homens: 18% Mulheres: 23%

Acima de 60 anos: Homens 21% Mulheres: 23%

Fonte: American College of Sports Medicine

Como podem observar na tabela acima o meu atual percentual é maior que o ideal para uma mulher de 60 anos. Agoram imaginem só se eu engravidasse com essa gordura toda! Já teria um depósito extra de quase 30% e depois da gravidez seria 100% de gordura purinha, da qual eu teria o resto da vida pra tentar me livrar.
Em junho farei uma nova avaliação física que me permitira comparar, de forma mais concreta, os resultados do meu programa de exercícios além dos resultados oriundos das mudanças alimentares que venho realizando gradualmente.
Pesquisarei mais sobre a ingestão de gordura e colocarei aqui em outro post. Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário