sexta-feira, 23 de abril de 2010

Determinação e disciplina.


Ontem não postei porque estou doente, mas hoje decidi não dar o braço a torcer para a gripe e a sinusite que insistem em me derrubar.
Acordei cedo mas não estava 100%, por isso mudei meu horário com a minha pró linda que deu um jeito de me encaixar as 15h. Afinal, na semana passada tive que viajar e só consegui malhar um dia, e essa semana, por causa do feriado, malhei apenas segunda e terça. Senti os efeitos de ter faltado aos treinos, pois na segunda estava morrendo com qualquer carreirinha na esteira.
Mas antes de remarcar a malhação conversei com meu médico que sabe bem desses probleminhas chatos que tenho de vez em quando e ele me autorizou a malhar.
Ao longo do dia fui melhorando, mas o cansaço natural de quando ficamos doentes me tentavam a ligar e desmarcar, porém resisti bravamente e estava lá, pontualmente as 15h. Falei com ela que estava meio gripada e por isso não poderia pegar pesado, como habitualmente tem sido. Ela entendeu e malhamos em um ritmo normal. Depois da malhação oficial fiz mais 40 min de esteira, caminhando, pois a melhor hora de fazer o exercício aeróbico, para quem quer emagrecer, é ao final do treino. Como minha meta é perder 10 kg (sendo que 2 já se foram) além de baixar o meu percentual atual de gordura de 29% (o que é altíssimo) para 18% falhar duas semanas seguidas a malhação compromete o rendimento no treino de forma considerável.
Atenção: não aconselho ninguém a malhar doente, e ressalto que só o fiz porque estava na fase inicial da gripe e meu médico me liberou, mas deixo claro que isso não é correto. Como não estava com febre ou dores no corpo e na cabeça e precisava me exercitar hoje para não comprometer os resultados obtidos (arduamente) até aqui fui persistente, mas por favor não façam isso.
Por hoje é só. Amanhã tem mais.

3 comentários:

  1. Mel...você tem toda razão, disciplina é mesmo algo muito importante para tudo em nossa vida, não é fácil alcançá-la para algumas pessoas, e eu sou uma delas, mas é preciso persistência nessa busca. Só mais uma coisa que gostaria de saber sobre sua postagem...quem te indicou aeróbico no final da malhação? Se foi a pró, pergunta a ela o motivo cientificamente e me fala, pergunto pq não há consenso nesse sentido.

    Beijo e firme e forte!

    ResponderExcluir
  2. Nana, tanto a minha professora quanto outras duas profissionais da área me aconselharam assim, além de algumas matérias que vi na Woman's Health explicando que o rendimento na musculação é máximo uma vez que não houve o desgaste inicial do aeróbico, pois o mesmo feito antes da musculação retira grande parte da sua "força". Por isso, após treinar com a sua capacidade máxima e aproveitar o melhor do seu potencial na musculação, o aeróbico pode ser feito e se você repuser os eletrólitos perdidos obterá o melhor rendimento desta segunda etapa. Desta forma você tem o melhor resultado nas duas fases. Encontrei também um artigo que diz: "...Deve priorizar a prática do treinamento aeróbio após o treino com pesos, quando o objetivo é emagrecer (diminuir tanto o peso corporal total quanto o percentual de gordura). Isto porque, ao iniciarmos com o treinamento com pesos, depletamos as reservas de carboidratos e consumimos mais gorduras como fonte principal de energia durante a atividade aeróbia. E se após o término do exercício ainda permanecermos sem uma ingestão calórica, consumiremos mais gordura, durante o período do EPOC (consumo excessivo de oxigênio após o exercício), para re-sintetizarmos o ATP depletado durante a atividade."
    Acredito que o contrário também aconteça, mas pelo menos comigo o rendimento da musculação é melhor antes do aeróbico.
    Beijo e cada vez mais firme e forte.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, cumadare...é que ainda não há consenso sobre isso e estou lendo sobre há algum tempo. Busquei aqui alguns artigos e é exatamente como você falou para quem quer emagrecimento, e a lógica está mesmo correta, se pensarmos que para depletar gordura precisamos de um volume maior de atividade, fazendo o treino neuromuscular antes depletamos logo o glicogênio do músculo e quando se passa para a atividade aeróbia chega-se as fontes energéticas de gordura mais rápido. Valeuuuuuu!!!
    Vamos trocando idéia sobre essas coisas, tô me animando...ah, fui a academia ontem também e amanhã começo a tomar o CLA.
    Beijo

    ResponderExcluir