terça-feira, 22 de março de 2011

E 365 dias depois... Hora de avaliar resultados e rever metas.


Voltei!
Após deliciosas comidas de fim de ano, correria, viagens e um inesquecível carnaval o ano de 2011 finalmente começou! E com ele voltam as metas de um novo ano e o corre corre habitual e maravilhoso que fazem os finais de semana, as reuniões com amigos e em família valerem a pena.

Mas junto a tudo isso iniciou também a velha batalha que travo com a balança. Principalmente a parte que se refere a malhação e controle alimentar, haja visto que não sou adepta de dietas porque simplesmente não acredito. Acredito que podemos comer de tudo e tudo, só que com moderação e exatamente assim eu tento fazer, um dia por vez e de cada vez.

Então, retornando as atividades normais muita coisa aconteceu e nem percebi que desde quando decidi que emagreceria 10kg para engravidar 365 dias haviam passado. Exatamente no dia 22 de fevereiro completei 1 ano de malhação ininterrupta. Na verdade nem havia atentado para isso quando a minha "pró" (digo minha porque tenho um sentimento de propriedade muito grande sobre as pessoas, rsrs) me deu os parabéns. Mas quais os reais resultados de aproximadamente 156 dias (visto que malho 3x por semana, que agora foram intensificados para 5x) de muito suor e dedicação? Fiz a minha avaliação na quarta feira passada e acabei de receber os resultados... Só alegria!
Bem, de acordo com as avaliações realizadas em 16/03/2010 e a mais recente de 16/03/2011 obtive as seguintes mudanças:

  • IMC (Índice de Massa Coporal) baixou de 24,87 para 23,88 mudando a classificação de pré obesidade (tava feia a coisa) para normal (ufa, adoro ser normal!);
  • RCQ (Relação Cintura Quadril) que mede o risco aumentado para doenças cardiovasculares e hipertensão arterial. O meu RCQ reduziu de 0,717 para 0,69, deixando de ser um risco moderado e passando para a classificação de baixo risco;
  • A soma das minhas dobras cutâneas que antes eram de 147,20 passou para 114,40, ou seja: mandei aquelas dobrinhas das costas que me matavam de raiva pra o "beleléu";
  • O percentual de gordura corporal (que tanto me afligia por estar altíssimo) reduziu de 28,99% para 20,88%, 8% a menos sendo equivalente a aproximadamente 6 kg de gordura. Essa, para mim, foi a melhor parte;
  • Ganhei, com muuuito muuuuito esforço mesmo e litros de suor 3,9kg de músculo que fizeram a minha flacidez e celulite reduzir drasticamente. A M.C.M, correspondente a toda massa corporal magra, livre de gordura aumentou de 48,07kg para 51,43kg;
  • Atingi o peso previsto de 65kg, realizando todas estas mudanças e encerrando então a primeira parte da minha meta, que apesar de não ter sido fácil me faz ter a certeza de estar no caminho certo ao rever os resultados e as mudanças positivas.
Agora começa a parte em que fortaleço os músculos, principalmente o abdômen pois na gravidez o aumento da barriga é tão grande que se o músculo abdominal estiver flácido pode facilitar o aparecimento de estrias além de piorar a flacidez nessa região após o parto. Mas paralelo a esse trabalho continuo em busca dos 58kg ou 18% de gordura com um treino para emagrecer. Embora seja difícil atingir esse peso, visto que a massa magra tem peso maior que a gordura, então a balança sempre me dá um resultado maior do que de fato parece ser. Porém, vou continuar tentando porque eu sou brasileira, rsrs.

Traçando um comparativo do antes e depois a sensação de missão "quase cumprida" é revigorante e reforça em mim o propósito de estar em paz com meu corpo, mais saudável e preparada para encomendar o meu pequeno (a) "baby".

"Inté".

Nenhum comentário:

Postar um comentário