Aqui reuno alguns relatos pessoais e compartilho informações acerca de uma meta que tracei há mais de um ano: emagrecer 10kg de gordura extra para me tornar uma mamãe mais saudável e mais feliz. Vamos ver no que vai dar...
domingo, 4 de julho de 2010
Naqueles dias! Como aproveita-los melhor?
Estou há dois dias naquele "período maravilhoso" e, para variar, fico logo com a "boquinha nervosa", não consigo controlar meus impulsos e como demais, principalmente doce. É incrível como meu poder de raciocínio diminui diante do período pré menstrual e até mesmo durante a menstruação. Daí pesquisei por aqui e encontrei essa tabela no blog da minha mais nova guru (Dani Tâmega) explicando os efeitos dos hormônios em nosso corpo e o melhor aproveitamento dos mesmos.
Ela também descreve o que acontece com a gente nesse período explicando como tirar proveito dessa fase adorável. Segue abaixo as explicações e dicas.
"Vocês sabem que a mulher pode ter seu treinamento de musculação beneficiado no período pós-menstrual imediato e o 15º dia do seu ciclo menstrual?
Nesta fase sua performance física é privilegiada por certos hormônios que a fazem ter um melhor desempenho, assim como após o 15º dia do seu ciclo, esse desempenho tende a declinar prejudicando a sua performance, por isso é hora de reformular seu treino e tirar proveito da natureza. Tais fatores são importantes para que se entenda o verdadeiro motivo dos ânimos e desânimos durante as sessões de treinamento de uma mulher e para que assim se possa utilizar o seu ciclo menstrual a favor do seu treinamento e não deixar cair sua performance. Existem dias em que acordamos sem disposição nenhuma, sem ânimo, com preguiça... A culpa não é sua, é dos seus hormônios.
Na primeira fase do ciclo, ou seja, nos 14,15 dias que se seguem à menstruação, temos tendência a ganhar músculos e, na segunda, o forte é a queima de gordura.
Anote isso.
O segredo é dar ênfase aos exercícios com pesos na primeira fase do seu ciclo; na segunda metade do ciclo, você vai pegar forte no treino aeróbico. Se você costuma ficar mais sensível na menstruação, pode diminuir o ritmo nesses dias, não se culpe e nem se preocupe. Para quem toma anticoncepcional, um aviso: a pílula mantém os hormônios em nível alto e estável o mês inteiro e os efeitos de um programa estruturado para ganho de massa e perda de gordura baseado na variação dos hormônios não vão aparecer.
Como funcionam os hormônios femininos?
Os principais são o estrógeno e a progesterona. O nosso ciclo menstrual tem, em média, de 28 a 30 dias, e é dividido em duas fases. A primeira inicia na menstruação e vai até a ovulação, na metade do ciclo, geralmente no 14º ou no 15º dia. A segunda começa na ovulação e termina um dia antes da menstruação. “Na primeira metade, o nível de estrógeno no organismo é maior; na segunda, a progesterona domina”.
“O estrógeno favorece o ganho de massa muscular. Seu papel é semelhante ao da testosterona, hormônio masculino ligado ao crescimento dos músculos. Além disso, a testosterona, presente em pequena quantidade no organismo feminino, também está em alta na primeira fase do ciclo menstrual, o que significa mais facilidade para levantar peso. “Já a progesterona influencia o metabolismo, principalmente da gordura, fazendo com que a sua queima seja ainda mais eficaz”. Explicando melhor:
1ª FASE DO CICLO
-1º ao 4º dia: Durante a menstruação, os hormônios femininos estão em baixa. Você pode se sentir menos disposta para malhar pesado. Faça, então, atividades mais leves, como caminhada lenta, hidroginástica e alongamento. Mas, se você gosta de musculação, pode manter o treino regular.
-7º dia: O nível do estrógeno começa a subir. Seu organismo está preparado para fazer musculação.
-13º dia: O estrógeno está no nível máximo.É hora do treino com pesos pesados, aproveite!
2ª FASE DO CICLO
-14º dia: Na ovulação, o estrógeno começa a cair. Está na hora do treino aeróbico mais intenso.
-15º dia: A progesterona começa a subir, favorecendo atividades como caminhada, corrida, natação, dança, aula de step...
-17º dia: O estrógeno sobe um pouco, mas continua abaixo da progesterona. Segundo a pesquisa australiana, é a combinação dos dois que favorece a queima de gordura.
-21º dia: A progesterona atinge seu pico. Seu treino de caminhada vai parecer brincadeira de criança. É hora de forçar o ritmo.
-24º dia: Tanto a progesterona como o estrógeno começam a cair. Quem sofre de TPM pode adotar atividades que reduzam o stress, como caminhada lenta ao ar livre,
hidroginástica e alongamento. Atividades na água são ótimas para combater a retenção de líquido.
COMO DEVERÁ SER O MEU TREINO?
1ª FASE DO CICLO: Nos primeiros 15 dias, você vai se concentrar nos exercícios com carga, fazendo musculação, utilizando peso elevado para estimular o crescimento dos músculos. Já o treino aeróbico poderá pegar leve.
2ª FASE DO CICLO: Nos últimos 15 dias do seu ciclo, a prioridade são os exercícios aeróbicos. Já na musculação você pegará mais leve: com cargas leves, buscando manter os resultados conquistados até aqui."
Pois é, como eu tomo anticoncepcional, pelo menos por enquanto, não sofro estas interferências mas para quem não usa acredito que vale a pena experimentar, afinal se esses hormônios nos deixam louca, estressada e devorando tudo que vemos pela frente porque não podem colaborar um pouquinho na hora de pegarmos pesado?
Beijo e sucesso nos nossos objetivos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário