segunda-feira, 4 de julho de 2011

Alimentos lights: vilões ou amigos?



Oiiii!

Após desaparecer brevemente e retornar, comecei a fuçar mais informações que pudessem ajudar no meu controle alimentar e hoje posto aqui um alerta sobre os alimentos lights que, cada vez mais, tomam conta das prateleiras e são o refúgio aos meus deslizes. Digo isso pois aqui em casa tudo virou light, não só na forma de preparo dos alimentos mas as escolhas que passamos a fazer (e o maridão me acompanha. Ele é ótimo, super parceiro de controle alimentar, as vezes bem mais que eu!). Agora posso comemorar de verdade pois faz 1 ano que comprei óleo de soja para casa. Conseguimos eliminar o óleo das nossas vidas, pois os alimentos já tem sua gordura natural.

Trocas que aliviam o estress de comer besteiras, como por exemplo a substituição do picolé de chocolate pelo da fruta que tem, em geral, 50 calorias e nada de gordura. Ou então a gelatina com açúcar que substituímos pela que é adoçada com sucralose (adoçante com mesmo sabor que os demais e que não provoca câncer), o creme de leite (mesmo light só faço um prato por mês que leve creme de leite, pois contém muita gordura, mas uns 45% menos que o normal), o leite condensado (não contém gordura mas tem muito açúcar, ou seja, engorda do mesmo jeito) e por aí vai. Realizando essas substituições (há uns 8 meses mais ou menos e há uns 2 de forma mais incisiva) e a diminuição considerável da ingestão diária de gordura e açúcar já percebi mudanças gritantes na minha pele, na reduçao da celulite e, o mais nítido, na minha disposição. Esta última foi bruscamente alterada.

Enfim, mas será que podemos consumir esse "amigos" de forma aleatória ou devemos ter muito cuidado com eles? Bem, na verdade light significa que o produto sofreu redução (pelo menos 25%) de um ingrediente calórico, seja ele carboidrato, gordura ou proteína, mas não quer dizer que esta liberado para consumo desmedido. Por exemplo:

Leite Condensado NORMAL: 100 g
320 calorias  /  56g de carboidratos / 6,66 g de proteína  /  8,3g de gorduras totais

Leite Condensado LIGHT: 100 g
275 calorias  / 60g de carboidratos / 0 de proteína / 0 de gorduras totais

Portanto, embora não haja gordura no leite condensado light a quantidade de açúcar continua alta e a diferença nas calorias é bem pequena. Resultado: ainda que seja light não dá para comer ilimitadamente porque ENGORDA do mesmo jeito.

Abaixo segue um texto bem interessante que encontrei no O Globo (tem o link abaixo) que fala de outros alimentos que por terem a fama de lights são consumidos em excesso.

"...Mas se os doces são uma preocupação comum na luta contra a balança, os peixes podem enganar. Alguns tipos da carne contêm altos teores de gordura, o que é reforçado pelos modos de preparo. Para não ficar excluído da reunião familiar, compense nos outros dias consumindo comidas saudáveis. E cuidado: alguns alimentos que acreditamos ser light podem ser, na verdade, vilões da dieta.
O Inmetro divulgou esta semana resultado de análise de diferentes tipos de peixes e azeites, para avaliar as quantidades de gordura e colesterol. A opção mais saudável de peixe é o badejo. Ele contém menos lipídios, colesterol e gorduras saturadas. O robalo também contém pouca gordura. Já os tipo filhote e pescadinha estão em posição oposta. O namorado tem pouco colesterol no modo de preparo grelhado. Quando refogado em azeite extra-virgem e em óleo, o pirarucu tem mais colesterol. Isso significa que, ao comer 300g do peixe refogado em azeite, o consumidor ficará no limite da sua cota máxima diária.
Filhote, truta e pescadinha são os que contêm mais gordura saturada, para o modo de preparo grelhado. Na análise dos azeites, o de dendê é o menos adequado ao consumo diário, pois mais de 40% do total de ácidos graxos são saturados. O contrário ocorre com os azeites de oliva em geral.
Agora, se você pretende compensar os exageros da Semana Santa nos outros dias, fique alerta aos alimentos que enganam com aparência de saudáveis. Uma lista elaborada pelo site "WebMD" traz as principais fraudes que habitam nossas mesas.

Salada caesar: uma pequena porção tem de 300 a 400 calorias e 30 gramas de gordura. Para garantir que ela fique mais saudável, use apenas uma colher de sopa de molho.
Smoothies: aquela bebida batida que parece saudável pode esconder 80 gramas de açúcar, 350 calorias, nenhuma proteína e, às vezes, nenhuma fruta fresca. Polpas de frutas costumam ser usadas no lugar da versão fresca. E sorvetes e produtos para torná-los mais doces podem fazer dos smoothies tão inimigos da boa forma quanto um milkshake. Se você não resistir e quiser tomar um, pegue a menor versão disponível. Peça frutas frescas e iogurte, leite ou proteína em pó com pouca gordura na hora de bater.
Barras de energético: muitas são simples barras de chocolate reforçadas com mais calorias (até 500) e mais caras. O tamanho pequeno também deixa muita gente insatisfeita. Se for consumir, escolha barras que tenham 200 calorias ou menos, pelo menos 5 gramas de fibras e alguma proteína, que ajuda a fornecer energia para o corpo.
Burrito de frango: com feijões saudáveis e sem carne vermelha, qual o problema? Cerca de mil calorias e muita gordura saturada. Queijo, sour cream e a gordurosa tortilla contribuem. E as porções costumam ser grandes... Para melhorar, divida um. Ou pegue um soft taco com grelhados e vegetais, em uma tortilla de milho com molho de baixa caloria.
O dilema das bebidas sem açúcar: itens sem açúcar parecem ser um campo confiável para quem quer perder peso. Mas o problema começa quando nós escolhemos uma comida ou bebida artificialmente adoçada e achamos que merecemos uma grande porção de batatas fritas ou uma sobremesa gigante, por exemplo. Uma porção grande de batatas adiciona 300 calorias à sua refeição. Se sua ingestão calórica excede o que você queima, você ainda estará ganhando peso - e não culpe as comidas ou bebidas sem açúcar. Uma dica é ficar atento a todo o seu consumo de calorias.
Águas vitaminadas: vitaminas costumam ser adicionadas a estas águas e este procedimento é comunicado no rótulo. Mas algumas marcas também adicionam açúcar, elevando as calorias da água de zero a 125. Limões cristalizados na garrafa de água mineral podem garantir sabor sem ganho de calorias.
Salsicha de peru: os nutrientes de uma salsicha de peru variam de acordo com a marca - quando ela realmente é feita de carne de peru, de fato, é mais saudável. Mas, em alguns casos, pode estar escrito "menos gordura" no rótulo mas quando você checa as informações nutricionais, descobre que ainda há muita gordura em cada unidade. Dica: compare as informações nutricionais e procure a que tem menos gordura. Ou coma poucas por salsichas por ano.
Granola com baixo teor de gordura: esta versão tem apenas 10% menos calorias que a tradicional. Além disso, granola com baixo teor de gordura pode facilmente levar você a comer demais. Um estudo realizado na Universidade Cornell, nos Estados Unidos, mostrou que as pessoas comiam 49% mais granola quando achavam que tinha menos gordura. Procure por cereais integrais com pouca gordura, e adoce-os com frutas frescas.
Iogurte com baixo teor de gordura: com frequência, esta estrela da nutrição - rico em proteína e cálcio - contém quantidades chocantes de açúcar. Algumas marcas adicionam 30 ou mais gramas de frutose, sacarose, ou de outros adoçantes.

Alimentos integrais: quando você ler "integral" ou "sete grãos" nos rótulos de pães, massas ou waffles, vire a embalagem e leia as informações nutricionais. Mesmo com mais de um tipo de grão, o produto pode ter sido feito de grãos refinados - como farinha branca - que têm menos fibras e muitos nutrientes. Escolha o produto com mais fibras.
Com adição de Ômega 3: algumas marcas de iogurtes, leites, ovos, cereais e outras comidas estampam nos rótulos de suas embalagens o orgulho de ter adição de ômega 3. Mas a maioria não contém os tipos de ômega 3 que têm mais benefícios para seu coração - EPA e DHA. Ou os tem em pouca quantidade - equivalente à contida em uma mordida em um pedaço salmão. Eles costumam ter ômega 3 derivado de fontes vegetais. Ainda não se sabe se este tipo é tão benéfico quanto os outros. Ele tem cem vezes mais ômega 3 do que numa porção de iogurte adicionado.
Chá gelado: os antioxidantes no chá gelado não fazem dele uma bebida saudável. Os que têm muita adição de açúcar podem ser um perigo para a saúde. Escolha um chá doce. Limão ou adoçante adicionam zinco a seu chá sem calorias."

Fonte: O Globo
http://moglobo.globo.com/integra.asp?txtUrl=/vivermelhor/mat/2011/04/19/alimentos-que-parecem-light-podem-ser-viloes-da-dieta-924280231.asp


Agora é hora de queimar calorias, a academia me chama.
Boa semana a todos e todas.
Beijooo

Nenhum comentário:

Postar um comentário